Com a descoberta da roda, houve a necessidade de viajar com o intuito de, recolha de alimentos, troca de mercadorias e bens. A diferença que a roda, considerado como sendo o maior invento fundamental da história, trouxe para o destino humano é incalculável. Um homem adulto e treinado percorre num dia de caminhada, cerca de 30 quilómetros, e a carga máxima que consegue carregar é cerca de 40 quilos, além do seu próprio peso, assim com carros puxados por animais, o homem podia deslocar mais peso e maiores distancias mais rapidamente.
Com o passar dos séculos, houve a necessidade de outro tipo de alimentação, o peixe, que fez com que surgisse a jangada, permitindo a pesca. Com os tempos evoluiu para a canoa, barco, e as caravelas, sendo estas últimas utilizadas pelos descobridores dos caminhos marítimos, transporte de mercadorias e pessoas pelos vários continentes. Este foi o principal meio de transporte durante séculos, pois era muito perigoso viajar por estradas, e dispendioso, devido a assaltos e saques perpetrados por proscritos.
Corria o ano de 1814; o passo de gigante para o desenvolvimento da locomotiva e por consequência do comboio, seria dado por George Stephenson.Inglês, mecânico nas minas de Killingworth, construiu a sua primeira locomotiva a quem chamou Blucher. A Blucher, que se destinava ao transporte dos materiais da mina, conseguiu puxar uma carga de trinta toneladas à velocidade de 6 quilómetros por hora. Stephenson viria a construir a primeira linha férrea, entre Stockton e a região mineira de Darlington, que foi inaugurada em 27 de Setembro de 1825 e tinha 61 km de comprimento; quatro anos mais tarde, foi chamado a construir a linha férrea entre Liverpool e Manchester. Nesta linha foi usada uma nova locomotiva, baptizada Rocket, que tinha uma nova caldeira tubular inventada pelo engenheiro francês Marc Seguin e já atingia velocidades da ordem dos 30 km/hora. No início do século XIX, as rodas motrizes passaram a ser colocadas atrás da caldeira, permitindo desta forma aumentar o diâmetro das rodas e, consequentemente, o aumento da velocidade de ponta. O escocês James Watt, com a introdução de várias alterações na concepção dos motores a vapor, contribuiu também para o desenvolvimento dos caminhos de ferro. A partir daqui, a evolução do comboio e das linhas ferroviárias tornou-se imparável, transportando o progresso à volta do globo: A meio do século XIX já existiam muitos milhares de quilómetros de via férrea por todo o mundo
Em 1709 um balão de ar quente subiu aos céus: O Passarola. Um dos pioneiros foi o padre jesuíta português, nascido no Brasil, Bartolomeu de Gusmão diante de uma corte portuguesa abismada. Teria sido em 5 de Agosto de 1709, quando o padre Bartolomeu de Gusmão realizou, no pátio da Casa da Índia, na cidade de Lisboa a primeira demonstração do Passarola. O balão pegou fogo sem sair do solo, mas, numa segunda demonstração, elevou-se a 4 metros de altura.
A partir desta data o conceito de dirigível foi aplicado. O conde alemão Ferdinand Von Zeppelin iniciou a construção de um dirigível com estrutura rígida, onde gastou toda a sua fortuna, mas em 2 de Julho d1900 fez o primeiro voo inaugural do LZ-1, nas margens do lago Constança, no sudoeste da Alemanha. Em 1908 ganhou fama ao cruzar os Alpes, numa viagem de 12 horas. A partir daí o conde pode cotar com verbas do Governo Alemão, para desenvolver os seus dirigíveis, que se tornaram o orgulho da nação.
O conde instituiu a primeira companhia aérea, a alemã Companhia Zeppilin em 1909, com uma frota de 5 dirigíveis. Um dos ícones da história da aviação foi o dirigível LZ 127 Graf Zeppilin, construído em 1928, Possuía 213 m de comprimento, 5 motores, transportava de 20 a 24 passageiros e cerca de 36 tripulantes. O primeiro voo de longa distância aconteceu em Outubro de 1928, que ligou a cidade alemã de Frankfurt a Nova York nos Estados Unidos da América, e que durou 112 horas. Foi também o primeiro objecto voador dar a volta ao mundo.
Desde o pré historia que o homem sonha em voar, desde que observa os pássaros. O exemplo mais conhecido é a lenda de Ícaro e Dédalo, este aprisionado na ilha de Minos construiu asas feitas de penas e cera, para si e para o seu filho, no derradeiro voo Ícaro aproximou-se demasiado do sol que fez com que a cera derretesse e caísse e morresse. Acredita-se que por volta de 400 A.C Archytas, um estudioso da Grécia antiga, construiu um pombo de madeira capaz de "voar" cerca de 180 metros, este pombo utilizava um jacto de ar para alçar voo, embora não se saiba o que produzia tais jactos. Archytas pode ter amarrado o pássaro a um braço mecânico giratório, ou por cordas, o que faria o pombo planar por um longo tempo no ar, controlando assim o voo do pássaro até que o jacto acabasse. Este pombo de madeira seria a primeira máquina voadora que se movimentava por meios próprios. Por volta de 300 A.C os Chineses inventaram o papagaio, bem como as técnicas de fazê-lo "voar" no ar. Um papagaio é um tipo rudimentar de planador controlado por pessoas, amarrado por uma corda. Muito provavelmente foi o artista e inventor Italiano Leonardo da Vinci a primeira pessoa a se dedicar seriamente a projectar uma máquina capaz de voar carregando um ser humano. Tais máquinas eram planadores e ornitoptero: máquinas que usavam o mesmo mecanismo usado por pássaros para voar - através do movimento constante das asas para cima e para baixo. Da Vinci nunca construiu tais máquinas mas seus desenhos ficaram preservados e, posteriormente, já no sec. XIX e sec. XX um de seus desenhos - um planador - foi considerado notável. Em um estudo recente um protótipo baseado num desses desenhos de planador foi criado e, de facto, seria capaz de planar. Porém ao interpretar o desenho do planador, algumas ideias modernas de aerodinâmica foram também utilizadas pelos pesquisadores. Mesmo assim este desenho é considerado o primeiro esboço sério de uma aeronave tripulada.
Com a invenção do balão e do dirigível os inventores tentaram criar uma máquina mais pesada do que o ar que fosse capaz de voar por meios próprios. Primeiramente vieram os, planadores: máquinas capazes de sustentar o voo controlado por algum tempo. Em 1799 o inventor Ingles George Cavley desenhou um planador relativamente moderno que tinha uma cauda para controlo, e um local onde o piloto ficava dentro da aeronave abaixo do centro de gravidade dando assim estabilidade à aeronave. Cayley construiu um protótipo e fez seus primeiros voos planado em 1804, sem passageiro. Durante as cinco décadas seguintes, Cayley trabalhou no seu protótipo, durante a sua pesquisa ele deduziu muitas das leis básicas da aerodinâmica. Em 1853 um amigo de Cayley fez um voo planado de curta duração em Brompton-by-Sawdon, Inglaterra. Cayley é considerado actualmente o fundador da ciência física de aerodinâmica, tendo sido a primeira pessoa a descrever uma aeronave de asa fixa propulsionada por motores.
Nas décadas que se seguiram houve um maior desenvolvimento da aeronáutica. No séc. XIX foram feitas algumas tentativas para produzir um avião que desolasse por meios próprios. Porém, a maioria deles era de péssima qualidade, construídos por pessoas interessadas em aviação, mas que não tinham os conhecimentos dos problemas. A controvérsia sobre o primeiro voo é grande. Geralmente são creditados a Alberto Santo Dumont ou os Irmãos Wright. Foi o voo do 14-Bis, em Paris, o primeiro da historia, registado e publicado e sem artifícios externos. Tais especialistas alegam o uso de trilhos e catapultas nas operações de descolagem das aeronaves dos tais irmãos Wright, o testemunho do voo do 14-Bis em Paris por aviadores e autoridades de aviação. Ironicamente, Santos Dumont colocava todas as suas invenções no domínio público.
Durante a era de ouro da aviação - especialmente na década de 1930, várias melhorias técnicas possibilitaram a construção de aviões maiores, que podiam percorrer distâncias maiores, voar a maiores altitudes e mais rapidamente, podiam ainda carregar mais carga e passageiros. Um símbolo da era de ouro da aviação é o Douglas DC-3. Este monoplano, equipado com um par de motores, começou os seus primeiros voos em 1936. O DC-3 tinha capacidade para 21 passageiros, e velocidade de cruzeiro de 320 km/h. Tornou-se rapidamente o avião comercial mais usado na época. Esta aeronave também é vista como uma das aeronaves mais importantes já produzidas. Até aos nossos dias os aviões evoluíram em rapidez eficácia e segurança, permitindo um maior transporte de bens e mercadorias.
Conclusão
Desde os primórdios dos tempos o homem procurou deslocar-se de um modo rápido e eficiente, umas vezes com maior ou menor facilidade conseguiu superar os obstáculos dos percursos, sejam por terra, mar ou ar. A evolução ainda não acabou, todos os dias temos no nosso dia-a-dia formas de locomoção inovadoras, mais ou menos rápidas ou poluentes, outras amigas do ambiente. O mais importante é que procura maneiras de nos superarmos a nós mesmo………………
STC_6 Evolução dos transportes
Publicada por
José Ferreira
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1 comentários:
olá gostaria de saber o site de onde vc conseguiu a imagem do avião 14 BIS, obrigada!
http://2.bp.blogspot.com/_SVu_ghsGAco/TLbXUFs1B2I/AAAAAAAAATw/Vmo6R6q06Yk/
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