O conceito de uma casa automatizada, pressupõe que esta esteja ligada a um computador central, e seja capaz de fazer as tarefas diárias pré programadas ou com simples comandos de voz, e ainda resolver questões de segurança.
O objectivo destes novos conceitos na arquitectura de habitações familiares, visa um duplo propósito, projectar casas de baixo custo e consumo energético reduzido, a opção ecológica das casas do futuro.
Portugal, apesar de dispor de um excelente clima para este tipo de casas, só agora está a começar a desenvolver esse conceito, graças às exigências energéticas de redução das emissões de C02, até 2010.
As grandes vantagens da construção ecológica é o de se utilizarem materiais baratos e exigirem pouca energia na sua fabricação, aplicação e manutenção.
A energia solar será fundamental para economia de energia e funcionamento da casa, podendo mesmo ser armazenada em baterias. Durante o dia, os espaços interiores serão iluminados por grandes janelas e painéis em vidro que constituem as tradicionais paredes.
A entrada na casa pode ser feita por identificação física das pessoas autorizadas a entrar, exemplo os sensores biomédicos. A segurança externa pode ser feita por câmaras de vigilância. Mesmo com uma entrada forçada esta pode ter sensores no chão que activem portas de segurança e alarmes exteriores ligados a empresas pioneiras no assunto.
Todos os equipamentos, e electrodomésticos serão automatizados através de diferentes interfaces, todos eles podendo ser programados remotamente, inclusive através de
Internet.
O sistema multimédia estará presente em todas as divisões, dando uma nova retrospectiva de decoração.
Grandes ecrãs e excelentes sistemas de som para podermos estar relaxados a ver um filme.
Tudo aquilo que podemos imaginar estará incorporado nas casas. Assim que entrarmos nela ao fim de um dia de trabalho, o jantar estará servido o banho pronto. Só temos de desfrutar destas comodidades e relaxar.
Os robôs darão uma grande ajuda, inclusive na limpeza.
Apesar de toda esta automação, a necessidade da intervenção humana será sempre necessária. Todos estes sistemas precisam da intervenção do homem para funcionarem, mas após a sua pré programação facilitara sempre a vida de quem lá mora.
STC_6 Casa do futuro
Publicada por
José Ferreira
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário